domingo, 29 de janeiro de 2012

Duvidas mais frequentes sobre concursos

É permitido mudar o edital do concurso?

As regras do concurso podem ser modificadas depois de publicado o edital?

Podem, porém qualquer regra nova (datas, requisitos, conteúdos, vagas, etc) devem ser amplamente divulgadas pela banca organizadora do concurso. 
As mudanças geralmente são publicadas como “retificação de edital”. Não é usual ter várias retificações e normalmente são pequenas alterações, principalmente das datas.
Como é feita a anulação de questões dos concursos?

Há duas maneiras que o candidato pode entrar com recurso para que a possibilidade de anulação seja verificada.
 A primeira é por meio administrativo, junto a Banca Organizadora da prova. A maioria das Organizadoras de concurso público disponibilizam um formulário de recursos em seus sites para que o candidato preencha os dados, e redija uma argumentação fundamentada com a finalidade de anular a questão. Geralmente o prazo para entrar com recurso é curto, de apenas de 2 dias, por isso o candidato tem que estar atento às datas e ser rápido.
 A outra maneira é por meio judicial, movendo uma ação na justiça. Mas para isso também é necessário que o candidato tenha uma argumentação elaborada, podendo ser representado por um advogado ou através da Defensoria Pública. 
Em quanto tempo deve-se chamar os aprovados?

A Administração Pública tem um prazo para chamar todos os aprovados no concurso?

Não existe prazo mínimo para chamar os candidatos aprovados, pode-se chamar tão logo tenha saído o resultado, quanto no final validade do concurso, que é o prazo máximo estipulado no edital.
Essa validade do concurso pode ser de no máximo 2 anos prorrogável por mais 2, ou seja, 4 anos. Mas muitos concursos tem a validade menor do que essa.



fonte: Concursos Publicos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário