As regras do concurso podem ser modificadas depois de publicado o edital?
Podem, porém qualquer regra nova (datas, requisitos, conteúdos, vagas, etc) devem ser amplamente divulgadas pela banca organizadora do concurso. As mudanças geralmente são publicadas como “retificação de edital”. Não é usual ter várias retificações e normalmente são pequenas alterações, principalmente das datas.
Como é feita a anulação de questões dos concursos? | | |
Há duas maneiras que o candidato pode entrar com recurso para que a possibilidade de anulação seja verificada. A primeira é por meio administrativo, junto a Banca Organizadora da prova. A maioria das Organizadoras de concurso público disponibilizam um formulário de recursos em seus sites para que o candidato preencha os dados, e redija uma argumentação fundamentada com a finalidade de anular a questão. Geralmente o prazo para entrar com recurso é curto, de apenas de 2 dias, por isso o candidato tem que estar atento às datas e ser rápido. A outra maneira é por meio judicial, movendo uma ação na justiça. Mas para isso também é necessário que o candidato tenha uma argumentação elaborada, podendo ser representado por um advogado ou através da Defensoria Pública.
Em quanto tempo deve-se chamar os aprovados? | | |
A Administração Pública tem um prazo para chamar todos os aprovados no concurso?
Não existe prazo mínimo para chamar os candidatos aprovados, pode-se chamar tão logo tenha saído o resultado, quanto no final validade do concurso, que é o prazo máximo estipulado no edital. Essa validade do concurso pode ser de no máximo 2 anos prorrogável por mais 2, ou seja, 4 anos. Mas muitos concursos tem a validade menor do que essa.
fonte: Concursos Publicos Online |
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